Postura Proeminente
meru - proeminente
Meru asana é uma variação do uttanasana em que as mãos são apoiadas no solo logo a frente dos pés segundo a sequência do Rshi Ashtanga Yoga Paramparya.
Meru, ou Sumeru, é o proeminente monte himalaico mitológico do centro do mundo (axis-mundi), onde reside o deus Brahma.
Conta a lenda que o sol e a lua em louvor circungiram o monte Meru.
Há inúmeras especulações sobre a localização no Himalaia do monte Meru. Alguns dizem ser em Uttarakhand, Garhwal, Índia, outros dizem estar nas escarpas norte da Tartária (Sibéria) (Monier Williams Sanskrit Dictionary).
No Srimad Bhagavatam 5.16.7 a 5.16.28 tem a descrição de sua localização e tamanho, como centro do mundo.
Alguns dizem que Meru é a montanha Mandara. Nessa lenda, Vishnu desceu na forma de uma tartaruga, Kurma avatara e orientou os devas e os asuras a bater o oceano de leite para reaver as 13 preciosidades, dentre elas o amrta, néctar da imortalidade.
Assim, sobre o casco da tartaruga Vishnu, a montanha Mandara serviu de eixo central na qual foi amarrada a gigantesca cobra Vasuki como uma corda. A cobra/corda fazia girar a montanha Mandara, o eixo do mundo, batendo o oceano de leite cósmico. Fazendo surgir de suas espumas maravilhas.
Outra lenda conta que a montanha Meru e o deus do vento Vayu eram amigos. Contudo, o sábio Narada abordou Vayu e incitou-o a humilhar a montanha. Vayu soprou com força total por um ano.
Meru não se submeteu, contudo se enfraqueceu, foi então que Vayu soprou com mais força, fazendo que o topo da montanha quebrasse e voa-se para o mar, formando uma ilha. Esse pedaço do Meru é o Sri Lanka, hoje Ceilão.
Meru ou Sumeru é também o nome dado a conta isolada, proeminente, do rosário indiano – mala. A mala possui, geralmente, mais 108 contas, além da conta Meru. A mala é usada para repetições de mantras e também é conhecida como japamala, rosário de repetição.
O eixo do microcosmo é a sushumna nadi, no interior da coluna vertebral, que recebe o nome de merudanda, o bastão proeminente.
Fonte
Boletim da IYTA maio/jun 2000 - Rshi Ashtanga Yoga Paramparya
Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga
Profa Flavia 11 98430-8509
Profª Silvia 11 91481-2292