1. Om. Como se sabe tudo isto é a sílaba imperecível, agora segue a explicação.
Assim toda a existência, presente, futuro e passado é o Om. Deste modo, o que está além dos 3 tempos também é o Om.
2. Tudo isso aqui certamente é Brahman. Atman é Brahman. Assim como tal, atman tem 4 partes.
3. No estado de vigília (jagat) possui o discernimento (prajna) exteriorizado com sete membros e dezenove bocas com que desfruta grosseiramente. O universal (vaishvanara) é a primeiro parte.
4. No estado de sonho (svapna) possui o discernimento interiorizado com sete membros e dezenove bocas com que desfruta delicadamente. O brilhante (taijasa) é a segunda parte.
5. Quando o adormecido não se importa em desejar prazeres e não se importa em vivenciar sonhos, este é sono profundo (sushupta).
O estado sono profundo (sushupta) é chamado de discernimento completo em um único elemento (ekibhutah prajnanaghana), pois constituído de felicidade suprema (ananda), certamente o desfrutador da felicidade suprema é a boca da consciência. O discernimento (prajna) é a terceira parte.
6. Assim é o Senhor de tudo, assim é Onisciência, assim é o Controlador Interno (antaryam), assim é a Fonte, a Origem e Dissolução da existência
7. Quando há nem discernimento interiorizado, nem discernimento exteriorizado, nem ambos discernimentos, nem discernimento completo, nem discernimento, nem inépcia, imperceptível, irrealizável, inconcebível, indistinguível, inimaginável, indefinido, nesse único atman que com firme convicção torna quieta a manifestação, em paz, é Shiva advaita. Na quarta parte aquele que pensa ser atman se reconhece.
8. Assim atman, como tal, é o mesmo que aquela sílaba superior a todas, o supremo Om. Como ele tem medidas, medidas Esse tem: A U M.
9. No universal (vaishvanara) estado de vigília (jagat), a primeira medida é a letra A, que por ser universal é estado inicial. Como trabalha realmente todos os desejos infindáveis, assim é para quem conhece.
10. No brilhante (taijasa) estado de sonho (svapna), a segunda medida é a letra U, que é superior aos outros dois, pois é elevado.
Assim realmente pode dar continuidade ao conhecimento e tornar-se equânime, na sua família não existirá quem não conheça Brahman, assim é para quem conhece.
11. No discernimento (prajna) do estado de sono profundo (sushupta), a terceira medida é a letra M, que por esta medida penetra. Como esta mede tudo, também dissolve, assim é para quem conhece.
12. O quarto é imensurável, não é realizável e a manifestação torna-se quieta em Shiva advaita. Assim o Om é o atman. O atman descansa no atman, assim é para quem conhece.
Aqui finda a Mandukya Upanishad, como contida no Atharva Veda.
Bibliografia
PANOLI , tradução de Vidyavachaspati V. Mandukya Upanishad
KRISHNANDA, tradução de Swami. Mandukya Upanishad
sanskritdocuments.org Mandukya Upanishad para itranslator
sanskritdocuments.org Mandukya Karika Gaudapada para itranslator
TINÔCO, Carlos Alberto. As Upanishads São Paulo: Ibrasa, 1996
Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga
Profa Flavia 11 98430-8509
Profª Silvia 11 91481-2292