Respiração Alta Consciente
adhyam - de cima, acima, ansiedade
pranayama - controle do prana– 4ª parte descrita pelo Patanjala Yoga Sutra
A Respiração Alta usa a parte superior dos pulmões para respirar. Também é chamada de Respiração Clavicular, pois enche os lóbulos que estão logo atrás das clavículas. A capacidade pulmonar dessa faixa respiratória é pequena, já que o ápice da caixa torácica é estreito. O lóbulo superior é pequeno no pulmão direito e no ápice do pulmão esquerdo. Aqui, a respiração é superficial, curta e rápida, que conduz ao um estado de ansiedade.
Contudo, ao torná-la consciente, amplia-se sua capacidade e ela fica mais lenta, levando ao um estado de relaxamento e passa a ser o Adhyam Pranayama. Deste modo, prepara-se para a prática da Respiração Completa Consciente, Mahat Pranayama.
Para a execução da Respiração Alta, usa-se músculos do pescoço, esternocleitomastóide e o escaleno, juntamente com os intercostais, que ativam as costelas verdadeiras. Embora as costelas estejam atadas tanto coluna como no esterno, há uma pequena mobilidade para o alto e para os lados. Ao fazer a respiração consciente, as sete primeiras costelas se elevem e é possível sentir a respiração desde o alto do peito, nas axilas até as escápulas.
Esse pranayama ainda não usa a totalidade do pulmão, mas é possível estimular essas células pulmonares a terem um melhor desempenho.
Veja também
Respiração Completa - Mahat Pranayama
Respiração Média - Madhyam Pranayama
Respiração Baixa - Adham Pranayama
Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga
Profa Flavia 11 98430-8509