Mahavidya Yoga

Ardha Chandrasana
Flávia Venturoli Miranda  
01/10/2008

Postura da Lua Crescente
ardha - meia
chandra - lua

A lua é outra cheia de fatos e mitologias. Começa que é cultuada por todos os povos pelo mundo. Na Índia tem vários nomes como chandra soma, é um deus que secreta a ambrosia da imortalidade, amrita.

Na tradição do Hatha Yoga, se diz que ha é o sol e tha é a lua (Hatha Ratnavali I.21) que representam respectivamente as nadis pingala ida. Na Gheranda Samhita V.39 a 45, se medita no bija mantra tham como uma lua branca que secreta ambrosia e lava todas as nadis.

Uma meia lua, ardha chandra, serve para segurar as madeixas de Shiva, ele mesmo uma das personificação divina da lua. Saiba mais sobre Shiva Chandrashekhar, ou Chandramauli.


Enfim se pode dizer que a lua na Índia, tem a característica de refrescar após o dia abrasador do calor indiano. Por ser fria é úmida, produz orvalho que nutri a terra e todos os seres vivos, portanto garante a seiva da vida. O sol por outro lado dá a vida, mas também a tira ressecando-na. Deste modo, na Índia, o sol está associado com a morte fisiológica, enquanto a lua com a imortalidade.

Conta a lenda que o deus Somaa lua, passa meio mês alimentando os deuses com imortalidade, depois mingua, exaurido. Então o Surya, o sol, evapora os oceanos e o reidrata.

No Tantra, há também as 15 luas da deusa Kali, que é a quinzena escura lunar, enquanto a quinzena luminosa é a deusa Lalita, que também é conhecida como Tripura Sundari ou Shodashi Mahavidya

Na postura de chandra passa-se por várias fases como a lua. Começa-se em trikonasana, depois flexionando uma das pernas, faz-se a virabhadrasana II e, por fim, completa-se com a postura de equilíbrio chandrasana.

Ela também requer uma grande concentração devido a mudança do ponto focal da cabeça em movimento para se alcançar a postura final. Com o corpo fica todo num único plano, requer que os músculo estejam igualmente firmes, isométricos, para que nada perturbe o equilíbrio. É uma postura que requer atenção plena e força de praticamente todos os grandes músculos do corpo.

Shastra

Não encontrei nenhum asana com a descrição igual ou semelhante ao chandrasana ou ardhachandrasana como descrito pelo Iyengar, in GHAROTE, Dr. M.L., Encyclopaedia of Traditional Asanas – The Lonavla Yoga Institute, Lonavla, India, 2006, há posturas com esses nomes porém totalmente diferente na execução.

Na Hatha Ratnavali, cita chandrakantasana, mas não descreve.

Bibliografia

Como ardhachandrasana IYENGAR, B.K.S – Light on Yoga – Schocken Books 1979, pg 74 a 75

variações da ardhachandrasana

Variações

utthita parshvakonasana + equilíbrio, com o joelho flexionado e ambos braços esticados e mãos unidas acima da cabeça, RAMASWAMI, Srivatsa – The Complete Book of Vinyasa Yoga – Marlowe & Company – 2005 pg 150 a 152.

ardhachandrasana - lateralização (sem o trabalho de equilíbrio) feita com um braço flexionado, formando um arco, como uma lua crescente.

ardhachandrasana - lateralização (sem o trabalho de equilíbrio) feita com um braço extendido para o alto, pernas unidas, como uma lua crescente, in Nilda Fernandes, Yoga Terapia – O Caminho da Saúde Física e Mental, edição independente, Brasília, 1992, pg 57

nitambasana, com os pés unidos (ou seja, sem o trabalho de equilíbrio) e braços para o alto (dedos entrelaçados e palma da mão virada para o teto, in Nilda Fernandes, Yoga Terapia – O Caminho da Saúde Física e Mental, edição independente, Brasília, 1992, pg 228

Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga

 

Profa Flavia   11 98430-8509