Postura da Montanha ou Equânime
tada - montanha
sama – plano, igual, constante
sthiti – permanece, fica
samasthiti – que fica, permanece equânime
Conta a lenda que as montanhas indianas costumavam voar, o que provocavam um grande congestionamento no céu. Por decisão de um deus, elas foram assentadas na terra para não mais provocarem turbulências no céu.
A montanha é imagem da solidez, da estabilidade, da firmeza e tranquilidade. Esses são os atributos a essa postura.
É também chamada de samasana pela tradição de Kuvalayananda e samasthiti por Krishnamacharya e seus discípulos (Iyengar, Pattabhi, Desikachar), que significa de igual estabilidade, equânime.
Por ser uma postura estável, ela é muito indicada como preparação interna antes de começar as práticas de asanas em pé, pois induz a aquietação da mente, conscientização de si, tranquilização da respiração. Saiba mais em Asanas de Equilíbrio.
Variações
Há inúmeras variações para os braços, mãos e pés. Os braços abertos, a altura dos ombros tende produzir um equilíbrio maior. Mas poderão ser erguidos acima da cabeça, em anjali/pronnam mudra ou hamsa mudra. Na “Encyclopaedia” do Dr. Gharote, esta postura é executada na ponta dos pés, o que muitos conhecem como talasana.
Fontes
samasana - Asanas – Swami Kuvalayananda – Cultrix
samasthiti - The Viniyoga of Yoga – T.K.V. Desikachar - KYM
tadasana ou samasthiti- Light on Yoga – B.K.S. Iyengar
Fontes históricas
Segundo Encyclopaedia of Traditional Asanas – Dr. Gharote – Lonavla, uma postura similar aparece com esse nome, porém fica-se na ponta dos pés e desse modo é mais conhecida como talasana. Yoga Rahasya III.23
Rua Dona Leopoldina, 239
próximo ao metrô Alto do Ipiranga
Profa Flavia 11 98430-8509